KAHOOT!

Hello everyone!

Você já ouviu falar do 'Kahoot!' ? 

Bem resumidamente 'Kahoot!' é um site em que você cria um 'quiz' sobre qualquer assunto e sua turma pode jogar online. Os adolescentes amam! Cada aluno pode jogar com seu próprio celular ou a turma pode ser dividida em grupos também. Você pode criar o seu próprio jogo ou usar um que já exista na biblioteca. Ao criar um jogo você recebe um 'game pin'. Seus alunos tem que digitar esse 'pin' em seus celulares para entrar no jogo. Eles escolhem um 'nickname' e quando todos estiverem prontos é só começar. As respostas certas aparecem pra todos verem e o próprio jogo vai montando o ranking. 

Agora, vamos lá. É lógico que esse negócio de celular pode trazer problemas. Primeiro porque o celular não é permitido em algumas escolas. Tudo isso tem que ser conversado anteriormente com a direção. Eu fiz com algumas turmas e conversei bastante com os alunos sobre o propósito da atividade e do uso do celular para aquela ocasião. Depois eu fui conseguindo adaptar e vi que era possível jogar o 'Kahoot!' sem os celulares. Como que eu fiz? 

Eu criei o 'quiz' e separei a turma em grupos. Cada grupo tinha que ter os papéis preparados para as respostas. Você vai ver que no 'Kahoot!' as respostas são símbolos e cores e não letras como A, B, C ou D. Então, eu pedi que cada grupo desenhasse os símbolos com as cores correspondentes e na hora de responder, eles deveriam levantar o papelzinho com o símbolo/cor referente a resposta que eles acreditavam ser a certa. Eu mesma ia mostrando a pontuação dos grupos no quadro. 
O legal do 'Kahoot!' é que eles vibram quando aparece a resposta certa na tela e eles visualizam o ranking. Mas fazendo dessa forma, para que não seja necessário o uso do celular, também fica divertido. Você pode pedir aos alunos que invetem nomes em inglês para seus grupos. Eles adoram :)

Para fazer o 'Kahoot!' você vai precisar de 'wi-fi', celular ou computador (para o professor) e um projetor para que todos os alunos consigam visualizar as perguntas do jogo ao mesmo tempo. Ah! uma caixa de som também é legal, pois o jogo fica mais animado se estiver com o som ativado. 

Assim que voltamos de Atlanta, eu mostrei as fotos da viagem para meus alunos e falei sobre os lugares e as atividades culturais que fizemos lá. No final, fiz um 'Kahoot!' e foi muito divertido. Você pode usar esse jogo para qualquer tema ou conteúdo que quiser ensinar ou que já tenha ensinado e queira revisar. Aqui vai o link do 'Kahoot!' que fiz sobre a cidade de Atlanta e também o link do jogo que uma colega professora criou e compartilhou com o grupo. Enjoy it! Compartilhe aqui a sua opinião.  O que você acha do 'Kahoot!'? See ya!




Comentários

  1. Fiz esses dois quizzes a seguir:

    . https://create.kahoot.it/details/atlanta-ga-u-s-a/a5cd795a-fce6-4f18-9791-869151b70a66
    (jogo-teste sobre algumas das experiências em Atlanta, EUA, que compartilhei em atividades com alunos)

    . https://create.kahoot.it/details/which-is-the-healthiest/d1047fae-18b5-4661-8383-9110399da989
    (Jogo-teste aplicado em Atlanta, EUA, para nossos colegas de curso sobre comidas saudáveis. Usei para preencher o tempo com uma turma, que acabaram adorando fazer esse e ainda pediram mais outros quizzes parecidos)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Learning Stations (estações de aprendizagem)

Oral Communication